Manifestação Nacional Contra o Racismo e Xenofobia

by Admin
2 minutos
Manifestação Nacional Contra o Racismo e Xenofobia

O Colectivo Kilombo - Plataforma de Intervenção Anti-Racista, anuncia numa nota a imprensa a união num Grupo de Ação Conjunta Contra o Racismo e Xenofobia de cerca de trinta Coletivos que convocam para o dia 24 de Fevereiro, uma Manifestação Nacional Contra o Racismo, a Xenofobia e o Fascismo. A iniciativa acontecerá, em simultâneo, em várias cidades do país, como Lisboa, Braga, Coimbra, Faro, Guimarães, Porto e Viseu, num apelo à democracia e pela igualdade.

No passado dia 27 de Janeiro, o Grupo de Ação Conjunta Contra o Racismo enviou uma carta aberta a várias entidades públicas, pedindo que impedissem uma marcha de movimentos de extrema-direita “contra a islamização da Europa”, prevista para o passado dia 3 de Fevereiro e marcada pelo discurso de ódio contra as comunidades imigrantes – o que configura um crime, previsto e punido no Código Penal Português.

A carta foi assinada por mais de 200 Coletivos e mais de 8400 cidadãos, mas não obteve resposta de nenhuma das entidades destinatárias, revelando um desprezo total das autoridades competentes pelo apelo feito. “O silêncio das instituições é cúmplice!”, sublinha a nota do Colectivo Kilombo.

Apesar da ausência de resposta, a ação abriu o debate na esfera pública, levando à proibição da manifestação pela Câmara Municipal de Lisboa. Contudo, entre gritos por “Salazar” e outros contra os migrantes, a manifestação racista acabou por acontecer num local diferente, bem como as situações de violência policial contra pessoas que se opuseram à realização da manifestação na rua.