Placa em homenagem a Alcindo Monteiro

by Admin
~1 minuto
Placa em homenagem a Alcindo Monteiro

Manifestantes concentraram-se na Rua Garrett, em Lisboa, em homenagem a Alcindo Monteiro, de nacionalidade cabo-verdiana, assassinado há 29 anos. O protesto começou junto ao local onde Alcindo Monteiro (1967-1995) foi assassinado em 1995. Os manifestantes iniciaram a marcha, empunhando bandeiras dos promotores da iniciativa, como a Vida Justa ou a Frente Anti-Racista.

À cabeça da concentração, os manifestantes seguram uma faixa, na qual se pode ler "Unidos contra o racismo e a xenofobia - 10 de junho". O início da marcha foi assinalado pela fixação de uma placa recordativa com a qual a Cidade de Lsboa reafirma o seu dever de memória e justiça e o compromisso com o combate ao racismo e ao fascismo sob todas as suas formas.

Na placa a Câmara Municipal de Lisboa empenha-se a não esquecer o sucedido.

Como forma de protesto antirracista, a manifestação foi organizada por diversas associações que lutam contra a discriminação. "Racismo em Portugal é uma vergonha nacional" e outras afirmações de condenação ao racismo foram palavras expressas em cartazes e verbalmente como sentenças.