A 36ª edição da FIA (Feira Internacional de Artesanato, em Lisboa, evento multicultal que conta com cerca de 30 países, decorreu de 29 a 7 de Julho em Lisboa englobando gastronomia tradicional e animação musical, de diversos países. Considerada a maior Feira de Artesanato de Portugal, promovida pela Fundação AIP, (Associação Industrial de Portugal) em colaboração com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Feira que mostra artesanato nacional e internacional, tem dados prejuízo a muitos dos expositores internacionais.

Durante nove dias de realização, um pavilhão a menos e muitos espaços vazios no pavilhão internacional, de acordo com uma expositora internacional a FIA já foi rentável, agora não o é: “Acho sinceramente que já é um fracasso. Para a AIP é sempre rentável, os expositores pagam por isso não tem prejuízo. Há cerca de 5 anos os participantes de gastronomia reuniram-se e pediram a devolução de uma parte paga porque tiveram um grande prejuízo. Vendem caro para poderem ter retorno, as pessoas não compram por ser caro”. Esta expositora sustenta que alguns países deixaram de participar por terem um prejuízo elevado, o que lhes vale é depois puderem fazer outras feiras como a da Costa da Caparica, Viana do Castelo, Sines e outras.

Países como África do Sul, Burkina Faso, Gâmbia, Madagáscar, Marrocos, Moçambique, Quénia, Senegal, Tunísia, Vietname, Índia, China, Cuba, Brasil, estiverem presentes. Representando artesanato tradicional e contemporâneo de Portugal a FIA mostrou também a exposição do IEFP: uma parceria que traz à feira artesãos certificados e de renome e de viu obras de variadas de municípios de norte a sul de Portugal que veem na FIA Lisboa uma oportunidade de promover a cultura do seu território e impulsionar o turismo da sua região.

A área internacional contou ainda com a representação dos seguintes países: Costa do Marfim, Egipto, França, Indonésia, Itália, Nepal, Perú, República Democrática do Congo e Zimbabwe. Foi também possível degustar o melhor da gastronomia portuguesa, servida em tasquinhas e restaurantes e houve espetáculos de animação musical, como fado, dança, folclore e atuações de grupos musicais. A FIA Lisboa 2024 apresentou uma nova imagem da autoria do artista Vasco Gargalo, ilustrador/cartoonista premiado por várias entidades.
